Avançar para o conteúdo principal

GOVERNOS PROVINCIAIS INDIFERENTES AO RISCO DO AUMENTO DO NÚMERO DE CRIANÇAS FORA DO SISTEMA DE ENSINO


Aproxima-se a data de início do novo ano lectivo 2O25 – 2026, e os indicadores dos problemas do sector da educação se mantém. Entre os diversos factores que influenciam o atraso social, a educação escolar e familiar constituem a base para o desenvolvimento de um país.

No período de férias colectivas do sector da educação, as ruas das províncias de Angola têm sido os locais que servem para a ocupação do tempo livre das crianças, adolescentes e jovens.

O sector empresarial publico e privado não tem conseguido absorver às oportunidades que o segmento de negócios infantis proporciona. Em parte, a falta de iniciativas empresariais deve-se a incapacidade económica dos encarregados de educação nas vestes de eventuais clientes, bem como a inexistência de estímulos e produtos económicos do sector bancário.

No âmbito nacional, sabe-se que até o momento, os governos províncias não apresentaram ao governo central nenhuma proposta que visa minimizar localmente o número reduzido de escolas para todos níveis do sistema do ensino geral.

Luanda a capital de Angola tem a situação agravada pelo vasto número de escolas que estão desativadas devido às obras de reabilitação.

A inexistência de um plano alternativo para abertura de novas escolas permite antever o aumento do número de crianças fora do sistema de ensino. As consequências do elevado número de crianças fora do sistema de ensino, na província do Bengo destaca-se o aumento do número de gravidez precoce em crianças com idades entre os 13 e 14 anos. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a prostituição infantil, e a criminalidade fazem parte da decadência social registrada em todo território nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PREVÊ REMODELAR O SEU EXECUTIVO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

O Presidente de Angola, João Lourenço pretende proceder alterações no seu executivo com o objectivo de melhorar o desempenho dos órgãos ministeriais.  A medida que já foi reflectida e adiada em várias ocasiões, tornou-se irreversível depois dos factos protagonizados pela população no dia 28 de Junho e prolongaram-se até o dia 30 de Junho, derivadas de uma manifestação convocada pelos taxistas em função da subida do preço do gasóleo, tendo causado várias mortes e inúmeros prejuízos económicos.  João Lourenço pretende promover para o seu executivo governamental os quadros do seu partido com perfil técnico e político proeminentes, com vista à ajustar a necessidade da sincronização de haver sensibilidade política perante a realidade social que a população vive actualmente .  As pastas ministeriais da s Finanças, Comércio, Interior, Transportes, Economia e Planeamento, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Indústria, Juventude e Desportos, Construção e Obras...

EM ANGOLA - CORRIDA PARA AS NOMEAÇÕES DESTAPA AMBIÇÕES: TODOS QUEREM UM CARGO

Quem vai e quem fica? Quem vai ser nomeado, quem será exonerado e quem se manterá no cargo? Nós sabemos quem será nomeado, quem será exonerado, e também sabemos quem vai se manter no cargo. Mas não iremos revelar porque é segredo. Revelar quem vai ser nomeado, exonerado ou se manter no cargo no nível das espectativas que fazemos referência é uma das atribuições do Presidente da República. No entanto, a corrida para serem escolhidos para as eventuais nomeações que poderão ser feitas pelo Presidente da República de Angola , João Lourenço, tem causado inúmeras movimentações, deixando a descoberto uma fila de milhares de interessados nos cargos que atraem os inúmeros auto candidatos, por se acharem mais especiais que todos os outros. Com pouco menos de um ano e alguns meses das próximas eleições gerais que poderã o ser realizadas em Angola em 2027, a estreia dos novos dirigentes no executivo angolano , se fará sentir pela imprevisibilidade dos resultados que se espera no processo de ...

ACTOS DE OBSCENIDADE E DESACATOS QUE LESAM O PUDOR PÚBLICO FORAM FLAGRADOS NA ACTIVIDADE DA UNITA NO MUNICÍPIO DO KILAMBA

O partido político UNITA inaugurou (no Sábado, 27/09) um comité piloto, no município do Kilamba. A actividade foi seguida da realização de uma marcha alusiva ao XIV Congresso Ordinário do partido do Galo Negro. Durante o evento foram registados vários actos de carácter exibicionista de obscenidade de conotação sexual e desacatos, tendo sido flagrados em hasta publica, lugar de acesso e de observação das pessoas em geral. Os referidos actos foram praticados pelos militantes da UNITA durante a marcha no município do Kilamba, trazendo ao debate a impunidade dos promotores dos referidos eventos que promovem a arruaça e fragilizam a moral, a ética e civismo público. O evento consta do programa de conferências de renovação de mandatos para o XIV Congresso Ordinário da UNITA que terá início no dia 3 a 24 de Outubro. Segundo a Comissão Organizadora do conclave, os candidatos a presidência da UNITA poderão submeter as suas candidaturas a partir do dia 8 e prolonga-se até o dia 22 de Out...