Avançar para o conteúdo principal

ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA ATACA O IRÃ

Em pronunciamentos, tanto em rede social quanto na Casa Branca, o presidente americano fez parecer que o ataque a três instalações nucleares do país foi cirúrgico e bem-sucedido. Suas palavras, contudo, produziram mais dúvidas do que as certezas que ele tentou evidenciar com habituais superlativos sobre tudo que o cerca.

O presidente declarou a operação como “um sucesso militar espetacular” da única potência no mundo que, segundo ele, poderia executá-lo. “Fordow já era”, assegurou. Ele referia-se à usina nuclear incrustada no subterrâneo de uma montanha, que só poderia ser alcançada com bombas perfuradoras de bunkers fabricadas nos EUA, utilizadas pela primeira vez neste sábado.

O presidente aposta em trazer o regime, enfraquecido com os ataques aéreos de Israel nos últimos dez dias, de volta à mesa das negociações.

Para isso, encurtou o prazo de duas semanas que ele próprio havia dado para tomar uma decisão sobre o programa nuclear iraniano. Não havia, sequer, consenso dentro do governo americano de que o regime estava perto de produzir armas atômicas. A diretora de Inteligência, Tulsi Gabbard, negou esta possibilidade, foi desmentida pelo presidente e obrigada a voltar atrás.

Tratando-se do Irã, as perspectivas de um acordo nuclear após o ataque americano são sombrias, por mais debilitado que se encontre. O regime teocrático provavelmente tentará uma saída honrosa que o reabilite diante do público interno. Nas palavras do chanceler iraniano, Abbas Araghchi, antes de seguir para a Rússia, a fim de reunir-se com Vladimir Putin, os EUA cruzaram a linha vermelha e explodiram a diplomacia.

O passado já deu provas de que não se pode subestimar um Irã encurralado e humilhado. Os bombardeios dos EUA ao país deixam vulneráveis cerca de 40 mil militares americanos alocados em bases espalhadas em países ao alcance do regime e instalações americanas e israelenses ao redor do mundo.

De imediato, o Parlamento aprovou o bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto do petróleo mundial, cumprindo a promessa de que o faria se o país fosse atacado. A primeira retaliação afetará duramente o comércio global. Qualquer outra reação — seja em ataques concretos ou cibernéticos — tem potencial para extrapolar o objetivo cirúrgico e limitado do presidente americano com a sua adesão ao confronto.

Trump vai se gabar de ser o único presidente americano a ter coragem para enfrentar a República Islâmica, omitindo que o fez em melhores condições do que seus antecessores, uma vez que aliados iranianos na Síria, no Líbano e em Gaza foram desmantelados.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PREVÊ REMODELAR O SEU EXECUTIVO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

O Presidente de Angola, João Lourenço pretende proceder alterações no seu executivo com o objectivo de melhorar o desempenho dos órgãos ministeriais.  A medida que já foi reflectida e adiada em várias ocasiões, tornou-se irreversível depois dos factos protagonizados pela população no dia 28 de Junho e prolongaram-se até o dia 30 de Junho, derivadas de uma manifestação convocada pelos taxistas em função da subida do preço do gasóleo, tendo causado várias mortes e inúmeros prejuízos económicos.  João Lourenço pretende promover para o seu executivo governamental os quadros do seu partido com perfil técnico e político proeminentes, com vista à ajustar a necessidade da sincronização de haver sensibilidade política perante a realidade social que a população vive actualmente .  As pastas ministeriais da s Finanças, Comércio, Interior, Transportes, Economia e Planeamento, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Indústria, Juventude e Desportos, Construção e Obras...

EM ANGOLA - CORRIDA PARA AS NOMEAÇÕES DESTAPA AMBIÇÕES: TODOS QUEREM UM CARGO

Quem vai e quem fica? Quem vai ser nomeado, quem será exonerado e quem se manterá no cargo? Nós sabemos quem será nomeado, quem será exonerado, e também sabemos quem vai se manter no cargo. Mas não iremos revelar porque é segredo. Revelar quem vai ser nomeado, exonerado ou se manter no cargo no nível das espectativas que fazemos referência é uma das atribuições do Presidente da República. No entanto, a corrida para serem escolhidos para as eventuais nomeações que poderão ser feitas pelo Presidente da República de Angola , João Lourenço, tem causado inúmeras movimentações, deixando a descoberto uma fila de milhares de interessados nos cargos que atraem os inúmeros auto candidatos, por se acharem mais especiais que todos os outros. Com pouco menos de um ano e alguns meses das próximas eleições gerais que poderã o ser realizadas em Angola em 2027, a estreia dos novos dirigentes no executivo angolano , se fará sentir pela imprevisibilidade dos resultados que se espera no processo de ...

ACTOS DE OBSCENIDADE E DESACATOS QUE LESAM O PUDOR PÚBLICO FORAM FLAGRADOS NA ACTIVIDADE DA UNITA NO MUNICÍPIO DO KILAMBA

O partido político UNITA inaugurou (no Sábado, 27/09) um comité piloto, no município do Kilamba. A actividade foi seguida da realização de uma marcha alusiva ao XIV Congresso Ordinário do partido do Galo Negro. Durante o evento foram registados vários actos de carácter exibicionista de obscenidade de conotação sexual e desacatos, tendo sido flagrados em hasta publica, lugar de acesso e de observação das pessoas em geral. Os referidos actos foram praticados pelos militantes da UNITA durante a marcha no município do Kilamba, trazendo ao debate a impunidade dos promotores dos referidos eventos que promovem a arruaça e fragilizam a moral, a ética e civismo público. O evento consta do programa de conferências de renovação de mandatos para o XIV Congresso Ordinário da UNITA que terá início no dia 3 a 24 de Outubro. Segundo a Comissão Organizadora do conclave, os candidatos a presidência da UNITA poderão submeter as suas candidaturas a partir do dia 8 e prolonga-se até o dia 22 de Out...