Avançar para o conteúdo principal

ANGOLA FECHA CONTAS DE 2024 COM SUPERAVIT, MAS MANTÉM A DIVIDA PÚBLICA ELEVADA


O executivo angolano encerrou o exercício orçamental de 2024 com um superavit nominal de 712,6 mil milhões de kwanzas (cerca de 783 milhões de euros) e um saldo corrente positivo, mas o serviço da dívida pública manteve-se elevado.

Segundo o relatório da Conta Geral do Estado, publicado no site do Ministério das Finanças, a execução orçamental ficou marcada por uma arrecadação de 25,31 biliões de kwanzas (27,8 mil milhões de euros) em receitas, acima do previsto, e uma despesa de 24,59 biliões (27 mil milhões de euros), ligeiramente abaixo da dotação inicial.

As receitas correntes ascenderam a 17,81 biliões de kwanzas (19,6 mil milhões de euros), representando 70% do total, enquanto as receitas de capital somaram 7,50 biliões kwanzas (8,2 mil milhões de euros), correspondendo a 30%.

Do lado da despesa, registaram-se 12,34 biliões de kwanzas (13,6 mil milhões de euros) em despesas correntes (50%) e 12,26 biliões de kwanzas (13,5 mil milhões de euros) em despesas de capital (50%).

O relatório assinala ainda que o saldo corrente -- diferença entre receitas e despesas correntes -- foi de 5,47 biliões de kwanzas (6,0 mil milhões de euros, indicando que o Estado conseguiu financiar as suas despesas de funcionamento sem recorrer a endividamento.

Em 2024, o serviço da dívida atingiu 5,32 biliões de kwanzas (5,8 mil milhões de euros) na componente interna, relativa a pagamento de capital, de juros e comissões e 8,52 biliões de kwanzas (9,4 mil milhões de euros) na componente externa, totalizando quase 14 biliões de kwanzas (15,4 mil milhões de euros), segundo o relatório oficial das contas públicas.

O 'stock' da dívida governamental fixou-se em 54,22 biliões de kwanzas (59,6 mil milhões de euros), composto em 77% por dívida externa e 23% por dívida interna. Somando-se a dívida de empresas públicas, como a petrolífera estatal Sonangol e a companhia aérea TAAG, a dívida pública totalizou 56,19 biliões de kwanzas (61,8 mil milhões de euros).

No âmbito do Programa de Privatizações (Propriv), foram alienados nove ativos no valor de 38,68 mil milhões de kwanzas (42,5 mil milhões de euros), refere-se no relatório na Conta Geral do Estado.

O número de procedimentos registados pelo Serviço Nacional de Contratação Pública disparou para 4.389 em 2024, o que representa um aumento de 247% face a 2023, aponta ainda o relatório.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PREVÊ REMODELAR O SEU EXECUTIVO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

O Presidente de Angola, João Lourenço pretende proceder alterações no seu executivo com o objectivo de melhorar o desempenho dos órgãos ministeriais.  A medida que já foi reflectida e adiada em várias ocasiões, tornou-se irreversível depois dos factos protagonizados pela população no dia 28 de Junho e prolongaram-se até o dia 30 de Junho, derivadas de uma manifestação convocada pelos taxistas em função da subida do preço do gasóleo, tendo causado várias mortes e inúmeros prejuízos económicos.  João Lourenço pretende promover para o seu executivo governamental os quadros do seu partido com perfil técnico e político proeminentes, com vista à ajustar a necessidade da sincronização de haver sensibilidade política perante a realidade social que a população vive actualmente .  As pastas ministeriais da s Finanças, Comércio, Interior, Transportes, Economia e Planeamento, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Indústria, Juventude e Desportos, Construção e Obras...

EM ANGOLA - CORRIDA PARA AS NOMEAÇÕES DESTAPA AMBIÇÕES: TODOS QUEREM UM CARGO

Quem vai e quem fica? Quem vai ser nomeado, quem será exonerado e quem se manterá no cargo? Nós sabemos quem será nomeado, quem será exonerado, e também sabemos quem vai se manter no cargo. Mas não iremos revelar porque é segredo. Revelar quem vai ser nomeado, exonerado ou se manter no cargo no nível das espectativas que fazemos referência é uma das atribuições do Presidente da República. No entanto, a corrida para serem escolhidos para as eventuais nomeações que poderão ser feitas pelo Presidente da República de Angola , João Lourenço, tem causado inúmeras movimentações, deixando a descoberto uma fila de milhares de interessados nos cargos que atraem os inúmeros auto candidatos, por se acharem mais especiais que todos os outros. Com pouco menos de um ano e alguns meses das próximas eleições gerais que poderã o ser realizadas em Angola em 2027, a estreia dos novos dirigentes no executivo angolano , se fará sentir pela imprevisibilidade dos resultados que se espera no processo de ...

ACTOS DE OBSCENIDADE E DESACATOS QUE LESAM O PUDOR PÚBLICO FORAM FLAGRADOS NA ACTIVIDADE DA UNITA NO MUNICÍPIO DO KILAMBA

O partido político UNITA inaugurou (no Sábado, 27/09) um comité piloto, no município do Kilamba. A actividade foi seguida da realização de uma marcha alusiva ao XIV Congresso Ordinário do partido do Galo Negro. Durante o evento foram registados vários actos de carácter exibicionista de obscenidade de conotação sexual e desacatos, tendo sido flagrados em hasta publica, lugar de acesso e de observação das pessoas em geral. Os referidos actos foram praticados pelos militantes da UNITA durante a marcha no município do Kilamba, trazendo ao debate a impunidade dos promotores dos referidos eventos que promovem a arruaça e fragilizam a moral, a ética e civismo público. O evento consta do programa de conferências de renovação de mandatos para o XIV Congresso Ordinário da UNITA que terá início no dia 3 a 24 de Outubro. Segundo a Comissão Organizadora do conclave, os candidatos a presidência da UNITA poderão submeter as suas candidaturas a partir do dia 8 e prolonga-se até o dia 22 de Out...