Avançar para o conteúdo principal

MAU ATENDIMENTO PÚBLICO NOS SERVIÇOS CONSULARES DE PORTUGAL E DO BRASIL EM ANGOLA


O mau atendimento público nos serviços consulares de Portugal e do Brasil em Angola, tem merecido a colaboração das instituições angolanas por meio da omissão.

Para além das longas filas que são frequentes no consulado de Portugal e do Brasil em Angola, o número de pessoas que tentam obter o visto para viajar para um dos países citados, também cresce diariamente o número de cidadãos que reclamam devido o mau atendimento que os funcionários dos serviços consulares prestam ao público.

O mau atendimento público no consulado português e brasileiro em Angola, começa logo a porta, na ocasião que o cidadão tem contacto com os trabalhadores destacados para prestar serviços de segurança privada nos respectivos consulados. A falta de informação objectiva e o despreparo dos funcionários revela o desinteresse dos responsáveis das referidas instituições aos aspectos negativos já frisados.

“Eles se adaptam a prestação dos maus serviços com a implementação da excessiva burocracia”; denunciam os populares que se deslocam aos consulados, geralmente às 3 horas da madrugada, para tentarem receber uma senha que lhes pode possibilitar serem atendidos por volta das 12 ou 13 horas.

A fragilidade dos pilares patrióticos, a indefinição de uma ideologia nacionalista, à ausência de diligências diplomáticas internas, a fraca presença da pluralidade informativa no mercado angolano, em consequência da quase inexistente imprensa privada, constam entre os principais causas que dão origem à crescente falta de preocupação das instituições nacionais e estrangeiras para prestarem um serviço público adequado, por formas a preservarem a imagem e a reputação das suas instituições junto da opinião pública.

Por conseguinte, a indiferença das instituições angolanas perante os péssimos serviços que são submetidos os cidadãos nacionais em território angolano, tem tido consequências negativas visíveis em Angola e para todos angolanos além das fronteiras nacionais.

O valor atribuído a cidadania angolana não deve ser apenas propagada nas aparições discursivas dos políticos. Antes de mais, é necessário que as instituições angolanas tenham capacidade de promover e salvaguardar o valor da cidadania angolana para os cidadãos, tanto em território nacional, assim como fora das fronteiras angolanas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PREVÊ REMODELAR O SEU EXECUTIVO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

O Presidente de Angola, João Lourenço pretende proceder alterações no seu executivo com o objectivo de melhorar o desempenho dos órgãos ministeriais.  A medida que já foi reflectida e adiada em várias ocasiões, tornou-se irreversível depois dos factos protagonizados pela população no dia 28 de Junho e prolongaram-se até o dia 30 de Junho, derivadas de uma manifestação convocada pelos taxistas em função da subida do preço do gasóleo, tendo causado várias mortes e inúmeros prejuízos económicos.  João Lourenço pretende promover para o seu executivo governamental os quadros do seu partido com perfil técnico e político proeminentes, com vista à ajustar a necessidade da sincronização de haver sensibilidade política perante a realidade social que a população vive actualmente .  As pastas ministeriais da s Finanças, Comércio, Interior, Transportes, Economia e Planeamento, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Indústria, Juventude e Desportos, Construção e Obras...

EM ANGOLA - CORRIDA PARA AS NOMEAÇÕES DESTAPA AMBIÇÕES: TODOS QUEREM UM CARGO

Quem vai e quem fica? Quem vai ser nomeado, quem será exonerado e quem se manterá no cargo? Nós sabemos quem será nomeado, quem será exonerado, e também sabemos quem vai se manter no cargo. Mas não iremos revelar porque é segredo. Revelar quem vai ser nomeado, exonerado ou se manter no cargo no nível das espectativas que fazemos referência é uma das atribuições do Presidente da República. No entanto, a corrida para serem escolhidos para as eventuais nomeações que poderão ser feitas pelo Presidente da República de Angola , João Lourenço, tem causado inúmeras movimentações, deixando a descoberto uma fila de milhares de interessados nos cargos que atraem os inúmeros auto candidatos, por se acharem mais especiais que todos os outros. Com pouco menos de um ano e alguns meses das próximas eleições gerais que poderã o ser realizadas em Angola em 2027, a estreia dos novos dirigentes no executivo angolano , se fará sentir pela imprevisibilidade dos resultados que se espera no processo de ...

ACTOS DE OBSCENIDADE E DESACATOS QUE LESAM O PUDOR PÚBLICO FORAM FLAGRADOS NA ACTIVIDADE DA UNITA NO MUNICÍPIO DO KILAMBA

O partido político UNITA inaugurou (no Sábado, 27/09) um comité piloto, no município do Kilamba. A actividade foi seguida da realização de uma marcha alusiva ao XIV Congresso Ordinário do partido do Galo Negro. Durante o evento foram registados vários actos de carácter exibicionista de obscenidade de conotação sexual e desacatos, tendo sido flagrados em hasta publica, lugar de acesso e de observação das pessoas em geral. Os referidos actos foram praticados pelos militantes da UNITA durante a marcha no município do Kilamba, trazendo ao debate a impunidade dos promotores dos referidos eventos que promovem a arruaça e fragilizam a moral, a ética e civismo público. O evento consta do programa de conferências de renovação de mandatos para o XIV Congresso Ordinário da UNITA que terá início no dia 3 a 24 de Outubro. Segundo a Comissão Organizadora do conclave, os candidatos a presidência da UNITA poderão submeter as suas candidaturas a partir do dia 8 e prolonga-se até o dia 22 de Out...